História Casa de Repouso de Santo António
A ideia nasceu em 2004. Tudo começou um dia em que a D. Alzira Soveral disse ao marido:
- Temos um terreno, tu sabes fazer o trabalho, podemos fazer um lar de idosos!
Ao que rapidamente o Sr. Carlos Soveral respondeu:
- “Estás tonta?”
Passaram-se alguns meses mas o Sr. Carlosnão esqueceu o desejo da esposa e começou a fazer um desenho no papel, com 3 quartinhos, 3 casas de banho e uma sala. A D. Alzira, com alguma experiência na área, deu sugestões em relação à estrutura que poderia ser mais adequada para a realização do trabalho no quotidiano. Poucos meses mais tarde começou a construção e a divulgação em A-dos-Francos e na rádio Caldas tendo-se rapidamente difundido.
Nesse momento, a D. Alzira estava a realizar um curso de cozinha acreditando que os clientes iriam chegar aos poucos e assim enriquecia a sua formação, contudo, a procura foi de tal forma rápida que acabou por rescindir o contrato de formação de cozinha para se dedicar completa e totalmente aos idosos que estavam a chegar a sua casa.
As senhoras “E” e “A” foram as primeiras. De seguida um senhor “C” procurou vaga e perguntou que nome tinha a Casa. Como não se tinha pensado em nome, este sugeriu “Casa de Repouso de São Silvestre” em honra ao padroeiro da terra mas também seria o nome do cemitério, o que não seria uma escolha agradável. A-dos-Francos está dividido em dois lugares, sendo esta zona a de Santo-António e por isso a casa tornou-se “Casa de Repouso de Santo António”, surgindo o nome.
De seguida, a D. “M”, veio em recuperação com o objectivo de ter uma vaga temporária após um AVC, tendo recuperado e regressado felizmente a casa. Sendo que a D. “C” veio preencher rapidamente essa vaga. O Sr. “B” veio completar as vagas que existiam no momento e assim, em apenas cerca de 2 meses a casa estava em pleno.
A procura de vagas continuava sem poder dar resposta às mesmas sendo que o “projecto” do Sr. Carlos e da D. Alzira continuou para ampliar o espaço e acreditando que era possível continuar a crescer, pedindo o alvará e todas as licenças necessárias para que tudo pudesse estar em conformidade e com a melhor qualidade possível. Assim, aumentou-se para 15 vagas, sendo que a necessidade e a procura continuaram e o crescimento acompanhou chegando às 30 vagas. O principal objectivo e preocupação foi sempre construir toda a estrutura e todo o serviço de forma a que os idosos se sintam em casa. Na sua própria casa. Com um ambiente muito familiar, que se mantem hoje em dia.
A D. “C”, vizinha, viu-se na necessidade de estar acompanhada ao longo do dia e por isso, abriu-se também o Centro de Dia com 4 vagas.
Com este crescimento, veio também a necessidade de mais ajudas técnicas e humanas, investindo continuamente em material adequado às necessidades de saúde, segurança e mobilização como é um exemplo a aquisição do elevador de transferência, formação continua dos recursos humanos inclusive de duas das funcionárias que acompanharam o início e toda a evolução, que se mantêm connosco até hoje nesta dedicação aos idosos sempre presente na Casa de Repouso de Santo António.
Descrição da instalação
As instalações são compostas por:
- 16 Quartos
- Cabeleireiro
- Gabinete médico/enfermagem/fisioterapia
- 2 Salas comuns
- Gabinete de direcção Técnica
- Sala de reuniões
- Cozinha
- Lavandaria
- Sala de pessoal
- 19 Casas de banho
- Capela
- Estacionamento e jardim
- 2 Alpendres
Serviços
Serviços prestados
- Alojamento (com utilização do quarto, casas de banho e espaços comuns interiores ou exteriores da Casa de Repouso);
- Consulta de Clínica geral sempre que necessário;
- Cuidados de enfermagem necessários;
- Alimentação (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar);
- Actividades de Ocupação e Lazer;
- Tratamento de roupa de uso pessoal e de cama;
- Apoio nos cuidados de higiene pessoal;
- Limpeza e manutenção diária das instalações;
- Vigilância permanente;
- Assistência religiosa de acordo com as práticas religiosas de cada utente, quando exequível.
Outros serviços:
- Fornecimento de alimentos de dieta tal como produtos de soja ou sem lactose;
- Fornecimento de fraldas e/ou pensos;
- Medicamentos e suplementos vitamínicos;
- Materiais de enfermagem (algaliações, soros, seringas, material de pensos, etc);
- Fisioterapia de reabilitação;
- Exames complementares de diagnóstico;
- Consultas médicas de urgência;
- Aluguer de aparelhos hospitalares;
- Transporte a consultas externas de rotina, fisioterapia, realização de exames;
- Transporte em ambulância e/ou táxi;
- Tratamentos de beleza e estética;
- Taxas moderadoras ou outros serviços no sistema nacional de saúde público ou privado;
- Excursões;
- Outros extras, de carácter pessoal, solicitados pelo utente;